Como unimos criatividade, estratégia e relacionamento para construir uma estrutura com DNA forte e diferenciado.
Quando a gente passa os olhos pelo mercado de comunicação, propaganda e marketing, é difícil decidir para onde mirar nossa atenção, mas é fácil enxergar o que poucos vêem. Em um primeiro plano, vemos que criatividade, dados, performance, resultados e estratégia são as estrelas nas apresentações, com foco em tudo o que a agência é capaz de fazer para impactar, entregar, alcançar, enfim, brilhar.
Já em um segundo plano, desvendado por um olhar mais minucioso, o que percebemos é, na verdade, uma ausência. Porque para esse brilho passar de um lampejo e, de fato, irradiar, não basta os muitos pares de olhos e o punhado de mãos e mentes da agência. Precisamos tomar emprestado o campo de visão e a experiência que só pertencem a quem nos trouxe os problemas que nos empenhamos a resolver. Afinal, ninguém sentiu falta de incluir o cliente nesse processo, não?
Aqui na DBPV, nós vemos a cocriação e a proximidade agência-cliente como pontos fundamentais para de fato construir valor para uma marca, em um processo duradouro e sustentável que existe graças a uma atuação integrada. Criatividade, estratégia e relacionamento são os elementos estruturais do nosso DNA e isso não é por acaso – aqui, nada é por acaso. Somos programados para planejar, criar e nos relacionar. Por isso, queremos compartilhar um pouco mais sobre essa nossa visão, a qual nos permitiu, ao lado de grandes clientes, projetar e executar trabalhos que, além de resolver problemas, deixaram nossas prateleiras de prêmios mais abarrotadas.
Três setores fundamentais, diversas visões de mundo e um time f*da
Por aqui, o processo de construção de marcas passa invariavelmente pela ampliação do nosso foco para observar como as pessoas se relacionam com o universo da marca na qual estamos prestes a mergulhar. Afinal, tudo começa e termina nas pessoas. Nós somos apaixonados por dissecar a maneira como cada indivíduo consome e vive uma marca. Mais do que isso, valorizamos as visões de mundo diversas que participam desse processo multidisciplinar que nos permite chegar a resultados relevantes e inspiradores. Na prática, nossa metodologia integrada é focada em pessoas e em todo seu potencial de gerar transformação, aproximando cliente, criação, planejamento e atendimento por meio de um relacionamento dinâmico pautado em processos bem definidos que otimizam nossas entregas.
E quando o job cai na pauta, o que faz tudo isso funcionar é um entendimento compartilhado por todos de que a integração deve ser constante e permear todos os processos desenvolvidos na agência. Ou seja, é como um modelo operacional que nos leva a constantes questionamentos ao longo das etapas desenvolvidas. Por exemplo: como um olhar criativo pode contribuir com esse plano estratégico? Existe uma forma de trazer um relacionamento próximo para potencializar essa criação? Podemos utilizar um viés estratégico para aumentar nossa força de aprovação? Não vemos outro caminho além desse para construir valor para marcas que se relacionam de forma consistente, impactante e relevante com seu público.
Metodologia é o que coloca job na rua e faz o resultado acontecer
Modelo operacional, processos, metodologia, etapas, rotina… mas peraí, isso é uma agência de comunicação ou um escritório cheio de burocracias? Aqui a gente pede licença pra desconstruir essa visão de que processos engessam e limitam. Nossos olhos e mentes se mantêm sempre bem abertos para a ideia de que trabalhamos sim com comunicação e não com processos, mas são eles que nos orientam e ditam o fluxo das nossas entregas.
E é aí que está a beleza e o poder dessa metodologia integrada: quando há um processo bem estruturado, mas flexível na medida certa, ele pode ser aplicado em qualquer tipo de desafio de comunicação, dos jobs mais pontuais aos projetos mais complexos. Aí é só acrescentar a essa fórmula (que funciona justamente por não ser mágica) clientes dispostos a acreditar no processo que os objetivos de resolver problemas e entregar resultados relevantes se tornam consequência.
Alguns dos nossos relacionamentos mais duradouros e cases mais importantes foram construídos assim: enxergando os clientes de forma integral e desenvolvendo propostas que abrangem uma visão de negócios com 360º.
Centro Universitário Univel
De campanhas icônicas de vestibular à realização de eventos, passando até mesmo por um processo de rebranding, nosso trabalho com esse grande player da educação demonstra todo o potencial de uma comunicação integrada, seja para o público interno (Dia da Mulher, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Estudante e Dia do Professor) ou para o público externo (Vestibular, EAD, Pós e Univel Conversa), sempre com foco em construção de marca e performance.
Sicredi Ouro Verde
A partir do desafio inicial de promover um fortalecimento constante da marca no digital, pudemos também expandir o posicionamento da cooperativa para causas sociais e potencializar a visibilidade da marca com patrocínios.
Sicredi Biomas
Após a mudança de nome da cooperativa, houve um intenso movimento de posicionamento e fortalecimento da marca, tanto no viés institucional, com campanhas voltadas à sustentabilidade, tanto na área de negócios, com campanhas promocionais, de expansão e de comunicação direta com associados.
Sicredi Vanguarda
A parceria de cinco anos possibilitou uma atuação integrada para a construção de um posicionamento proprietário para a cooperativa, seja em campanhas voltadas a negócios, para estreitar o relacionamento com os associados ou para marcar grandes momentos, sempre com resultados que fazem a diferença para a marca.
Somatec Blocking
Com um crescimento significativo nos resultados da empresa desde o início do nosso trabalho, pudemos acompanhar e assessorar a Somatec Blocking em seu posicionamento como liderança no segmento e também no lançamento de produtos, além da realização de eventos próprios, participação em feiras diversas e produção de podcast da marca.
Mascarello
Um dos maiores players do mercado nacional de encarroçadoras também contou com nossa expertise em um projeto integrado de renovação da comunicação. Atendemos necessidades de endomarketing, com eventos, comunicação interna e sinalização corporativa, bem como objetivos estratégicos de negócio, com o lançamentos de novos modelos urbanos e rodoviários e a reestruturação do site da empresa.
O que pudemos observar e comprovar ao longo desses 13 anos de trajetória é que seja em campanhas promocionais ou institucionais, em jobs que visam performance ou posicionamento, em ações de oportunidade, sazonais ou de longo prazo, em projetos de branding, marketing direto ou endomarketing, essa metodologia tem a capacidade de resolver todo e qualquer tipo de problema porque uma atuação integrada consegue propor soluções integradas de modo adaptável e flexível.
Gerar transformação está no nosso DNA
Se fosse pra resumir em poucas palavras tudo isso que falamos até aqui, diríamos que fazer propaganda (boa) não é só chegar com a prancha. Apesar disso, a gente sabe que tem muito publicitário que está mais surfista, com o perdão da piada ruim. Acontece que essa visão pode até impressionar na apresentação da campanha, mas é insustentável a longo prazo, porque a criação pela criação não se banca. Mas criação, estratégia e relacionamento integrados são poderosos. É nisso que acreditamos e é isso o que fazemos de melhor.
Somos um parceiro estratégico que utiliza uma atuação integrada com potencial de revolucionar a comunicação e o posicionamento do seu negócio no mercado. Você tem interesse em conhecer mais sobre a nossa filosofia de trabalho? Então chega junto, porque tudo o que a gente mais quer é gerar transformação para negócios relevantes e colocar muito job massa na rua.